quarta-feira, 19 de março de 2008

Troca de figurinhas

Olá pessoal!

Hoje estava lendo "Compreender e Ensinar", de Terezinha Azerêdo Rios e por acaso esbarrei numa conceituação interessante de interdisciplinaridade e resolvi divdir com vocês. Embora o tema tenha sido discutido satisfatoriamente, a meu entender, por se tratar de algo muito novo para a maioria de nós e pela falta de disponibilidade de mais tempo para pesquisa e debate, acredito que o acréscimo de informações sobre o assunto é válido. Aqui vai:

"Costuma-se falar em interdisciplinaridade de uma maneira equivocada, como se ela fosse uma mistura de trabalhos: vai se fazer um trabalho interdisciplinar, então juntam-se as disciplinas de português, matemática, geografia, história em torno de um tema, e pronto, tem-se interdisciplinaridade. Na verdade, é algo muito mais complexo: existe interdisciplinaridade quando se trata verdadeiramente de um diálogo, ou de uma parceria, que se constitui exatamente na diferença, na especificidade da ação de grupos ou indivíduos que querem alcançar objetivos comuns, que jogam em posições diferentes num mesmo time. É preciso ter muita clareza no tipo de contribuição que cada grupo pode trazer, na especificidade dessa contribuição - o que estou chamando de disciplinaridade - para fazer um trabalho realmente interdisciplinar".

"Não se pode ter interdisciplinaridade se não tiver, de início, disciplinaridade".

Refletindo rapidamente, penso que a singularidade (disciplina) precisa ser respeitada dentro da manifestação coletiva (tema comum) ao invés de suprimida por essa coletividade.

Aline (integrante do Butterfly - grupo 2)

2 comentários:

Edson Florentino José disse...

Aline: Sua contribuição,citando Terezinha Rios, foi muito importante e pertinente. Contribui para ampliar o entendimento do que estamos propondo no TIDIR. Fico muito satisfeito em perceber que vocês estão, autonomamente, empreendendo as próprias pesquisas. É fascinante essa "aventura" em busca do conhecimento, não é? Abraço. Prof. Edson.

Anônimo disse...

Concordo com você e com a Terezinha. A interdisciplinaridade precisa de objetivos claros e bem definidos a fim de se obter um resultado significativo, isso não implica necessáriamente que todas as disciplinas obrigatoriamente, têm de fazer tudo juntas ao mesmo tempo. É um trabalho árduo e que precisa de muita dedicação e firmeza de propósitos.
Obrigado Aline por suas significativas contribuições.

Marco França - integrante do Grupo 3 agora com nome "Café com Letras"